QUAL SERÁ A APARÊNCIA DE NOSSAS ROUPAS DAQUI A 50 ANOS?
A designer de têxteis Suzanne Lee encontrou as respostas mais interessantes para essa pergunta quando olhou para além das fronteiras tradicionais do design de moda. Além de corte, cor e tecido, nosso estilo em 50 anos será impulsionado por novos materiais dos cantos da ciência. Com biólogos, engenheiros e cientistas de materiais, ela percebeu que poderia criar uma nova moda.
O processo é simples: pegue um pouco de chá verde, açúcar, micróbios, um pouco de tempo e então você tem a base para o seu próprio tecido caseiro. Quando você combina os materiais, juntos eles formam uma camada de celulose. Não há tecelagem ou impressão envolvida.


Sapato e saia feitas através da BioCouture.
No Central St. Martins (escola de arte em Londres) um dos cursos que disponibilizam é 'Textile Futures'. Eles se concentram em fontes de materiais alternativos para considerar futuros em que não podemos ser capazes de confiar em materiais padrões para vestuário. Por exemplo, se o algodão se tornasse impossível de crescer, poderíamos recorrer a materiais naturais existentes, como bambu e cânhamo. No curso, os alunos mergulham em explorações destas soluções de materiais alternativos para vestuário futuro e BioCouture é um dos seus resultados.
P.s: Não há nada de errado nos materiais utilizados para a fabricação de roupas, na verdade o problema está na abordagem de fabricação. Uma cadeia de suprimentos incrivelmente longa e complexa está envolvida na produção de um pedaço de roupa. O que existe é um impacto ambiental na produção de roupas, e também um impacto social.
A ideia de Suzanne foi encontrar maneiras mais eficientes de fabricar uma peça de vestuário, lidando com questões ambientais urgentes em torno da produção de vestuário e fibras.

Suzanne Lee foi pioneira nesta técnica de utilização de celulose microbiana para uso têxtil, e essa técnica leva o nome de BioCouture. Importante ressaltar que essa roupa é feita de uma mesma fibra básica como sua camiseta de algodão - é pura celulose - não tem bactérias nela.
Através dessa técnica Suzanne já criou jaquetas, saias, blusas e até sapatos.

Jaquetas feitas através da BioCouture.
Assista abaixo o vídeo de Suzanne no TED.