#dicadelivro: O PAPAI É POP
” Comecei a escrever anotações do que acontecia com minhas filhas assim que a minha primeira filha nasceu em 2005. Essas pequenas frases viraram textos que eu comecei a jogar na internet, depois passou a ser publicado no Zero Hora e em 2014 fui convidado a escrever um livro, que em 2015 foi lançado.” conta Piangers.
Limonnadas – O que os papais vão encontrar no livro ” O Papai É Pop”?
Basicamente você encontra no “Papai é Pop”, as historias de um pai que tenta ser presente e participativo. Um pai que tentou quebrar um ciclo de pais distantes e comprometidos a pagar as contas, que muitas vezes acabam sendo temidos pelas crianças. A minha opção foi virar um pai querido, companheiro, atencioso, que está ali para participar da vida afetiva da família e dividir todas as funções familiares junto com a mãe.

Limonnadas – Qual o maior desafio dos pais atualmente?
Acho que o maior desafio dos pais nos dias de hoje é em relação aos perigos das cidades grandes e a tecnologia. Muitos pais vem até mim e questionam: ” Piangers como eu tiro o Ipad do meu filho, ele não sai do vídeo game, do computador?” Basicamente a leitura que eu faço é que os filhos estão no Ipad, nos celulares e no vídeo game, porque nós estamos no Ipad, nos celulares e nos vídeo games. As crianças estão copiando o comportamento dos pais. Basicamente o que os pais devem fazer é dar um tempo na tecnologia eles mesmos e então convidar a criança para brincar com brinquedos e brincadeiras manuais, como jogos de tabuleiros. É muito fácil deixar os filhos no computador, vídeo game, netflix porque é uma espécie de babá. Nossa dificuldade é com a falta de tempo que temos em função do trabalho, conseguirmos estar mais presentes e então brincar e conversar com as crianças com olho no olho.
Limonnadas – Historicamente as mães sentem culpa em relação ao filhos. ( Freud explica … rsrsrs ) Essa nova geração de pais também sente culpa?
Acho que os pais sentem culpa sim, mas as mulheres sentem mais. A mulher é um ser nativamente mais preocupado e mais comprometida com os outros, os homens costumam ser mais egoístas. Então, eu acho que as mulheres tem historicamente o mérito de ter feito muito pela família, pelo homem, pelas crianças; com isso acho que os homens deviam fazer mais, não somente dividir, mas fazer mais. A mulher é quem tem o corpo modificado com a gravidez e também é ela que tem a sua profissão prejudicada com o nascimento do filho. Porém sentimos um pouco de culpa sim. Eu tenho principalmente com a educação, nas vezes que sou autoritário demais. Mas acredito que nós somos a melhor geração de pais, os pais mais atenciosos , mais preocupados, que mais conversam que mais prestam atenção nos filhos e este é o segredo, prestar atenção nos filhos, conversar com eles, entender quando o sim foi demais e quando o não foi demais, isso basicamente da trabalho.
Limonnadas – Deixe uma palavra para os pais !
Não tenham pressa em ser pais, e se vocês forem pais abracem essa oportunidade incrível de criar um ser humano, uma vida nova. É uma experiência mágica, encantadora e quem desperdiça essa experiência não sabe o que tá perdendo.
